Vida de um Hipocondríaco

10:05


Já aqui falei várias vezes sobre este assunto, mas desta vez vou dedicar todo um post sobre este bicho.
Chama-se Hipocondria.
Trata-se de uma doença psiquiátrica crónica obsessiva compulsiva, que faz com que a pessoa acredite que sofre de um mal de saúde. Pode ir de uma simples constipação a um cancro.
A obsessão é tanta que pode mexer de tal forma com o nosso psíquico que nos faz SENTIR todos os sintomas da doença. 
Tem cura? Não, ou pelo menos, não tem uma definitiva como tomar comprimido para dor de cabeça, mas tem forma de controlar e amenizar. Porque medo de doenças todos têm, por isso há que controlar estes pensamentos.

Eu sofro deste mal desde criança. Dizem os especialistas que nascer e crescer no meio de pessoas hipocondríacas, pode afectar a forma como a criança vai encarar e vivenciar alguma doença. 

Meu pai é Hipocondríaco. Ele sempre foi aquele homem que quando tem uma dor nas costas pensa logo que tem uma hérnia, e vai comprar ervas de tudo e mais alguma coisa até a dor desaparecer. Ou, até pode andar mais direito e fazer umas caminhadas, mas mal acaba a dor, volta tudo ao mesmo. E ao ver isto como padrão, como o «normal», acabei por ficar como ele. 

Que eu saiba, há dois tipos de Hipocondríacos: aqueles que fazem exercício, tomam comprimidos naturais e coisas como óleos de fígado de bacalhau (entre outros), comem as tais x peças de frutas e vegetais recomendadas por dia, desinfectam as mãos sempre que toca algo que não é dele, etc.

(um dos mais famosos Hipocondriacos da TV: da série Parks and Recreation
 - Chris Traeger, interpretado por Rob Lowe)

E há aquele, e o mais comum, que nada ou pouco faz para melhorar a sua saúde, como check ups no médico, fazer exercício, comer comida saudável, ... mas quando sente algo, vai ver o que pode fazer, desde mezinhas a medicação sem receita médica. Sim, sem receita médica porque este ser, ao contrário do outro, tem tal pânico de doenças que até tem medo de uma visita ao médico que possa confirmar a sua mais recente loucura ou não.



Mas há que ver o lado positivo de tudo: a (única) vantagem disto tudo é ter conhecimento de mil e uma doenças e sintomas. Somos umas autênticas enciclopédias de tudo que pode acontecer de errado na saúde de um ser humano. 
Sim, a ânsia é tal que pode deteriorar de tal forma a saúde de uma pessoa, que passamos mesmo ter alguma coisinha má para além deste bicho, como uma depressão, crises de ansiedade, ataques de pânico, ... mas nada, NADA, é mais emocionante do que ver a cara das pessoas que assistem diariamente com estas  nossas «cismas».

(Só mais outra grande personagem do Parks and Recreation 
- Ron Swanson interpretado por Nick Offerman)

Não nos levem a mal, nós só queremos o nosso e vosso bem quando alertamos o que sentimos ou quando alertamos-te das possíveis doenças que possas ter. Nós somos um pouco como a Internet: encontraste-te connosco com uma dor na unha, e voltas para casa com uma possível doença rara dos tempos medievais que leva a amputações de dedos!







Nota: isto é o texto leve de uma pessoa que SOFRE de Hipocondria. Por isso se quiserem um lado mais sério, aqui vai: 
1) se sofrerem do mesmo, procurem ajuda psicológica. Nada de exageros, mas 2) não dêem razões para pensarem no pior, por isso façam check-ups com regularidade (por mais medo que possas ter), façam algum exercício, comam bem, bebam água, ... e já sabem o resto. Para mais info, consultem aqueles seres de bata branca.
Update da Cisma: Eu já ando na Psicóloga a tratar disto e vejo melhorias. Há que pensar sempre de forma racional! Depois dou mais detalhes como encaro tudo isto. Fica para o próximo post, prometo.


You Might Also Like

79 Comments

  1. Estes teus posts são de utilidade pública :) Fala-se várias vezes da hipocondríaco mas nem sempre sabemos do que se trata verdadeiramente. Espero que controles este teu problema! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é para isso que cá estou: partilhar e ajudar ;)
      também espero...isto vai-se aos poucos! Obrigada!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Faço minha as palavras da Cat :) Força ;)
    Btw, o blog está super giro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh oh Obrigada duas vezes ;p
      Beijinho Mariana!

      Eliminar
  3. Olha, nunca tinha lido sobre o assunto de forma tão leve e acessível; se calhar conheço mais gente hipocondríaca que pensava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes crer que há aí muita gente que passa por isto e não conta. Eu sou uma delas. só falo quando vejo que a coisa tá mesmo mal e que não há mezinhas que arrume com o assunto :/
      Beijinho

      Eliminar
  4. Força nisso! Espero que um dia consigas controlar o teu problema :)
    Eu não sou hipocondríaca, e ninguém cá em casa é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha, ainda bem para ti e para a tua familia :) não desejo isto a ninguém!
      E obrigada :D Beijinho

      Eliminar
  5. Sem dúvida que o que escreves dá imenso jeito a qualquer pessoa que aqui passe, pelo menos, eu fico a saber coisas que não tinha bem noção do que eram na realidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh ainda bem :D o saber nunca ocupa lugar!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Eu também sou hipocondríaca,daquelas que morre de medo de médicos. O pior é que arranjo doenças para mim e sou na mesma com os meus animais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahah somos duas então! sempre que há a minima chance de ter de pisar num centro de saúde, hospital ou laboratório de análises, morre um bocado por dentro heheh mas isto com o tempo vai ao sitio ;) Força para ti!!

      Eliminar
    2. Exatamente o que acontece comigo.
      Quando crio coragem de ir ao médico, e vejo que nada tem de errado, arrumo outro motivo para ficar extremamente preocupada.

      Eliminar
  7. Eu sou do time das que não fazem nada pra melhorar rsrs, eu tenho enxaquecas absurdas e as vezes eu nem estou com dor de cabeça mas "eu sinto" que vai me dar e já corro tomar remédio rs
    Kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh sei bem como isso é! o mesmo acontece-me! mas pior do que isso, dessa antecipação para o remédio, pior é mesmo quando o remédio não cura e começa-se a pensar que é algo mais grave ;_; meu deus, nem durmo. hahah! enfim, tudo há-de melhorar ;) Beijinho

      Eliminar
  8. Acho que tenho uma tia com esse problema e ela não sabe. Ou então tem só "tendência" para a coisa... mas a sério, ela arranja uma doença nova todas as semanas x)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é bem capaz, sim senhora! mas se ela é mesmo, não gozem com a pessoa...explique apenas que deve ser mais racional no que toca a essas «doenças» e para fazer análises regularmente para a tranquilizar ;) Beijinho

      Eliminar
  9. Ás vezes também sou um bocadinho, mas já me controlo mais :)

    ResponderEliminar
  10. Eu às vezes sou um bocadinho:)) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde que não passe a uma fase obsessiva, tudo bem. hipocondria todos têm um pouco...pois, o único que gosta de doença é coveiro xD (meu Deus...hahahaha)

      Eliminar
  11. Achei o post super útil! Por acaso não conheço ninguém hipocondríaco, mas eu às vezes torno-me um bocado quando tenho uma dor e resolvo procurar no google :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Google deve ser dos piores «doutores» à fase da terra! afasta-te dele hahahah!

      Eliminar
  12. Deve ser complicado lidar com essa doença. Eu costumo sempre pensar no pior quando tenho algum problema mas é mesmo porque quando é semelhante a problemas que já tive no passado penso logo que voltou e se vai repetir tudo de novo xD Mas é só cisma e não fico obcecada por isso. Deve ser complicado ter o problema mesmo a sério mas continua a ser acompanhada que melhora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isto melhora sim...vai melhorar e tem de melhorar! ;p

      é mesmo complicado. é obsessivo e doente :/ mas isto com o tempo vai ao sitio, tem de ir!
      Beijinho

      Eliminar
  13. Essas doenças complicadas que temos de lidar! Tinha gente que desconfiava que eu era hipocondríaca até descobrir que eu REALMENTE estou com uma doença (que se desdobra em muitas dores, mas é só uma)... e apesar de não ter esse problema de hipocondria (mas as vezes eu fico obcecada procurando resultados dos meus exames no google, rs) eu entendo como deve ser difícil de lidar, porque qualquer doença que envolva nossa mente é mesmo muito complexa. Mas tenho certeza que você vai ficar muito bem, tudo no seu tempo... Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito complexo mesmo! há pessoas que não levam a sério e dizem apenas para relaxar ...como se esse pensamento nunca tivesse passado pela mente de uma pessoa com este problema heheh enfim, Obrigada pelo teu comentário e força para ti ;D Beijinho

      Eliminar
  14. Este post é tão eu. Eu não sabia que era crónico, o que me deixa muito triste... Porque eu tinha a esperança que um dia podia deixar de ser assim. Neste momento eu acho que tenho um tumor. Um quisto que me apareceu de lado na cara que eu penso ser um tumor, mas não tenho coragem de ir ao médico e receber o diagnóstico de algo que pode pôr fim á minha vida. (sim, sou dos tipos mais comuns)
    A minha família já não acredita em nada do que digo ou acho ter, pois eles dizem ser tudo invenção da minha cabeça... Compreensível, por causa de todas as vezes que eu achei que tinha uma doença rara.
    É inevitável conseguir de deixar de pensar em doenças. Está sem dúvida no meu ADN. E o pior, se eu realmente tiver? É que eu sinto o meu corpo, eu sei como ele é normalmente e sei que algo de errado se passa... Como dizes, somos umas autênticas enciclopédias. Porque eu sei realmente muita coisa relacionado com doenças... Por vezes, á médicos que pensam que eu ando em medicina ou que quero seguir medicina pela forma "sábia" que falo nas doenças que tenho mas que por vezes são completamente descabidas. Eu sou esse tipo de pessoa... E não recomendo a ninguém. Limita-me imenso a minha felicidade... Toda a minha vida. Mas bem... Excelente post Cisma. Adorei mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Limita muito as nossas vidas. Passamos a vida obcecados com coisas que não existem e depois de tanto pensar, acaba sempre por acontecer algo que justifique uma ida ao Hospital!
      Minha querida, eu sei que é um conselho básico mas tens de manter a calma e tentar ser racional na tua situação. Se realmente tens algo que não passa ao final de uma semanita, então vai por favor ao Hospital. Pode não ser nada e realmente ser tudo consequência do teu nervosismo (porque tal já me aconteceu e reportei aqui no blog) mas aconselho-te a ir, fazer todos os exames possiveis e imaginários para despistar tudo , por só assim conseguirás estar com a mente livre para pensamentos mais positivos ;)
      faz depois exames de ano a ano e vais ver que tudo passa ;) porque vais ter esses exames como seguro, como uma rede que te ampara nas recaídas desta doença. E tenta começar tratamento psicologico. Se não tiveres capacidade para pagar valores altos, tenta na Câmara Municipal - a maioria tem serviços de apoio ;)
      Qualquer coisa, já sabes, tens o meu email (maniadacisma@gmail.com)! Beijinho e força!!

      Eliminar
  15. Não é uma doença fácil de controlar e nem é brincadeira. Muita gente hoje em dia tem pequenos episodios de hipocondria devido ao facil acesso a internet que leva a diagnosticos caseiros e achar que se tem de tudo por cada espirro. Mas para quem tem já esse problema na familia é normal que herde em parte. Gosto que partilhes estas informações no blog...quem quer que tenha não se sente só

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi com esse intuito que criei o blog ;) para que pessoas como eu não se sintam sós!
      é realmente muito complicado e o «Dr. Google» não ajuda em nada :/
      mas com ajuda da familia/amigos, psicologo e exames de rotina, tudo fica bem...ou pelo menos mais controlado ;)
      beijinho

      Eliminar
  16. :/ espero que consigas superar e deixar essa doença lá no passado :* :*

    ResponderEliminar
  17. Verdade, nunca tinha pensado no lado positivo disso, mas realmente tem! Procurar se tratar para coisas que parecem pequenas pode ajudar e muito no futuro!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o lado positivo que mencionei acima foi num tom mais ironico, mas sim, tem ;)
      e com acompanhamento familiar e de psicologa, tudo se consegue!
      Beijinho :D

      Eliminar
  18. Ain que coisa, acho que meu marido é meio assim, toda vez que alguem chega perto dele pra dizer que sente alguma doença é questão de pouco tempo ele começa a dizer q ta sentindo os mesmos sintomas e vai logo no médico aatrás de exame e remédio...não chega a afetar tanto porque todo mundo fica tentando colocar na cabeça dele que ele não tem nada, aí ele relaxa mais. Bom post, adorei , bjuuu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pelo que escreveste é um pouco é se chega ao ponto de sentir sintoma. Mas com calma, apoio familiar e (casos extremos) apoio de psicólogo tudo se consegue ;) Força para o seu marido!
      Beijinho

      Eliminar
  19. Adorei ler o texto. Eu não sofro de hipocondría mas às vezes com uma dorzinha e com o que se ouve por aí fico logo preocupada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro, medo de doença temos todos ;) mas quem leva ao extremo é realmente muito complicado :(
      Beijinho

      Eliminar
  20. Não sabia nada disto :o A minha madrinha também é assim, mas é mais do tipo 2!

    R: Obrigada do fundo do coração pelas tuas palavras :')

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh, então força para a tua madrinha ;) dá-lhe o teu apoio e não lhe virem as costas. Pode parecer algo «parvo» mas é uma doença que pode limitar, e muito, a vida de uma pessoa. ;)
      e de nada querida ;) Beijinho

      Eliminar
  21. Não é uma doença fácil e como todas requer uma atenção e cuidado especial!!!
    Beijinhos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Muita atenção e cuidado ;)
      Beijinho

      Eliminar
  22. achei o post mesmo interessante :)
    r: obrigada mesmo! oh que giro, encontraste-me :) como sabias que era eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada ;)
      oh tava a ver o dashboard dos blogs que sigo e mesmo depois de apagarem os blogs, as primeiras linhas de cada post ainda aparece e como estava lá o link, segui ;p heheehh

      Eliminar
    2. ah não sabia, mas ainda bem que me encontraste :)
      e desculpa não ter vindo responder, mas não sei como se faz para saber se me responderam no comentário :c

      Eliminar
    3. por baixo do Terminar sessão aqui na caixa de comentário tens o «notificar-me» mas não te preocupes que eu aviso sempre quando me perguntam algo pertinente ;)

      Eliminar
    4. eu já conhecia, mas isso não avisa depois de todos os comentários que toda a gente faz? é que para mim faz muito mais sentido responder assim, acho que vou começar a fazer assim também!

      Eliminar
    5. pois é capaz de receberes todos os comentários :/ não sei. por essas e por outras que aviso pessoalmente ;)

      Eliminar
    6. e também estou a receber os meus próprios comentários, o que é uma parvoíce, visto que sei bem o que escrevi.. e mesmo que não soubesse, aparece logo aqui acima, mas pronto :p

      Eliminar
    7. hahahah a sério? xD isso é ridículo!

      Eliminar
    8. sim :p é assim, eu sei que tenho andado mais distraída e esquecida do que o costume, mas ao ponto de ter que reler os meus próprios comentários, também não ahah

      Eliminar
    9. deve dar jeito para o pessoal que escreve mil e um comentários por dia ;) deve ser por causa disso

      Eliminar
    10. ou então é só mais uma maneira de o blog me dizer que não sou social ahah
      (e pronto, aconteceu! recebi aí uns 30 e-mails a notificar-me dos comentário que te fizeram aqui :p)

      Eliminar
    11. hahaha nada disso pá xD
      30 também não, mas um ou dois deve ter aparecido deve ;p hahaha

      Eliminar
    12. não sei não :p
      oh tens razão, enganei-me! afinal foi doutro blog que não sabia que tinha clicado para me notificar ahah

      Eliminar
  23. R: Tenho tido dores de cabeça repentinas e muitos fortes. O médico não acha normal e mandou-me fazer exames e coisinhas feias dessas. Obrigada pela preocupação, querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh vai correr tudo bem, vais ver! Muito provavelmente é stress!
      Vai dando novidades! Força!! Beijinho ;)

      Eliminar
    2. Acredito que sim! Provavelmente é isso! Depois vê-se :)
      Obrigada! Beijinhos!

      Eliminar
  24. Resp: obrigada Cisma! Por tudo... Porque é muito bom ter alguém que me compreende. Eu estou com alguns dramas, mas vou ir ao médico em breve e tentar resolver isto tudo. Mas também tenho ocupado a minha mente e as coisas têm "rolado". Eu vou mandar-te um e-mail e ser um bocado chata (as always) ahaha
    É sempre bom ter palavras de alguém que sabe como este problema afecta a vida de uma pessoa jovem e não só... Porque não importa a faixa etária.
    Qualquer coisa também estou aqui. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh eu sei bem como é não ter apoio nestas coisas por isso sempre que vejo alguém a passar pelo mesmo, faço questão de mostrar que há alguém a passar pelo mesmo e que é possível o apoio nestas situações! ;)
      Por isso está à vontade e envia o email quando quiseres!
      Beijinho

      Eliminar
  25. Super interessante seu post, já tinha ouvido falar mas não sabia exatamente como que era a hipocondria. Beijos
    http://www.closetdaclaudia.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica agora tudo esclarecido então :D hehehe
      Beijinho

      Eliminar
  26. Aiii Cisma finalmente um post que poderia ter sido escrito por mim :) Tambem sou e sofro muito acredita...é de levar à loucura...às tantas já temos umas 10 doenças de uma só vez e o medo de ir ao medico impede-nos de desvendar se temos ou nao alguma coisa...E é isso que me anda a tirar o sono...ando ca com um medo de ir ao medico uiui

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é realmente muito mau. queremos saber se temos algo mas o medo é tanto que paralisa :/ daí eu ter deixado o conselho de 1) ajuda psicológica porque isto é cíclico se não procurarmos ajuda 2) fazer exames de rotina com regularidade. tem de ser! :/
      Força!! Beijinho *

      Eliminar
  27. Nunca passei por nada assim talvez por, como disseste, não ter crescido num ambiente com essas caracteristicas. Deve ser algo realmente complicado e pelo que dizes, incontrolável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. irracional e incontrolável :/ mas enfim, vai-se aprendendo a controlar ;)

      Eliminar
  28. Oi como entendo esses post,sempre fui hipondriaca,quando engravidei achei que iria ser mais fortes e largar desses tormentos mentais,mas acho que piorou,tento não falar Nada relacionado a doenças perto deles,mas agora além de pensar*cismar*que posso estar com algumas doencas, penso em doenças pra eles...é horrivel pq em mim é uma coisa, mas criar cismas pra eles me corroe por dentro,tenho crises mais bem longe dos olhos deles,não quero que sejam assim,é triste , limita a felicidade, da pânico e pavor,mas pelo que percebi, melhor que psicologo é fé. .. procurar a fé. .. isso ajuda muito,confiar em a Deus e saber que nada acontece se ele não quiser,já sofri demais com isso e preciso mudar. Legal o blog Parabéns.

    ResponderEliminar
  29. Pensava eu que era o unico, afinal as "ninas" tambem tem a mania das doenças...
    Esta é a minha maior doença: Tenho um familiar com o virus HIV, contraído atraves de prostitutas. Ele toma a sua medicação diaria, e vai vivendo a sua vidazinha. Eu, fiquei com tanto medo de apanhar a doença, que á mais de 5 anos que não tenho relações com ninguem..
    E esta, hein?

    ResponderEliminar
  30. Ola alguém que sofre disso poderia me chamar pra conversar.
    983838994

    ResponderEliminar
  31. Passo por tudo isso
    E muito difícil, gostaria muito de receber uma ajudar ja não tenho paz

    ResponderEliminar
  32. Estou tão feliz de compartilhar com o mundo sobre Dr. Mamado para a cura que recebi, porque eu era HIV / AIDS positivo, mas a sua erva-me completamente curado, eu estava sofrendo de HIV / AIDS, mas a Deus seja a glória agora estou negativo. Quero usar este meio para dizer a todos que a solução para o mal que infectou milhões de pacientes em todo o mundo tem uma solução no passado, então eu gostaria de se comunicar com este grande curador no seu e-mail: herbalhealingcentre403 @ gmail.com com ele todas as suas dores se foram para sempre, estou muito feliz hoje que estou curado de HIV / AIDS, agora sou negativo após o uso da medicina, o meu médico confirmou. Você pode entrar em contato comigo no meu e-mail rebemat04 @ gmail.com para mais informações sobre ele. mais uma vez, eu digo muito obrigado por Dr. Mamado para curar as mãos sobre a minha vida, eu digo que Deus continue a abençoar abundantemente e dar mais poder para continuar a ajudar aqueles que querem a sua ajuda em suas vidas. e-mail para que ele está esperando para recebê-lo agora. mais uma vez seu e-mail herbalhealingcentre403 @ gmail.com

    ResponderEliminar
  33. Olá sou hipocondriáca comum,este post me ajudou muito,tudo que vejo na televisão ou na internet acho que tenho,ou se sinto alguma dorzinha ja penso no pior eu ja acho que estou com câncer ou otras doenças desse tipo,no momento acho que estou com depressão,por causa de um primo meu que teve esses dias um ataque de depressão,e por causa disso começei colocar na minha cabeça que também estou e isso me da muito medo,e tenho muito medo de ir a um profissional e ele afirmar alguma coisa do tipo,nunca fui em um psicólogo mais desta vez vou ir,pois achava que isso não era uma doença crônica e que algum dia iria passar,mas vejo que tenho que procurar um especialista para o meu caso, obrigada esse seu post me ajudou muito!

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. nossa me sinto nessa mesma situação, já achei que tivesse câncer, HIV, tuberculose, entre outras doenças, e mesmo que os resultados deem negativos ainda sim fico imaginado doenças, basta sentir algo que logo assimilo a sintomas, e o pior é o medo que fico de ir ao médico e descobrir que alguma doença que imaginei possa ser verdade, as vezes quando sismo com alguma coisa chego a ficar o dia todo sofrendo por algo que não aconteceu, é angustiante...

    ResponderEliminar
  36. nossa me sinto nessa mesma situação, já achei que tivesse câncer, HIV, tuberculose, entre outras doenças, e mesmo que os resultados deem negativos ainda sim fico imaginado doenças, basta sentir algo que logo assimilo a sintomas, e o pior é o medo que fico de ir ao médico e descobrir que alguma doença que imaginei possa ser verdade, as vezes quando sismo com alguma coisa chego a ficar o dia todo sofrendo por algo que não aconteceu, é angustiante...

    ResponderEliminar
  37. Eu também passo pelo mesmo :( sofro todo dia. É muito ruim viver com medo mesmo sabendo q não temos.

    ResponderEliminar
  38. Ótimo texto. Parabéns.
    Está ajudando muitas pessoas.
    Eu também imagino sintomas e invento doenças na minha mente criativa.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar