E o Carnaval? - Portugal e Brasil #3

17:21


Lá vamos nós para mais um Portugal e Brasil!

Para quem tem acompanhado esta série, sabe que nasci e cresci no seio de uma família de emigrantes Brasileiros e Angolanos. Mas mesmo sem ter crescido neste meio, acho que há por aí muitos Portugueses que se identificam comigo: «Mas quem teve a ideia ridícula de criar um desfile de escola de Samba em Portugal? Pior ainda: em Março, quando há chuva e um frio de rachar, apenas para imitar o desfile de Carnaval Brasileiro?» 

Sem querer desvalorizar o trabalho feito por estas pessoas que passam dias a fazer os carros, organizar coreografias e tudo mais, pois vê-se perfeitamente que está ali muito trabalho, fica a pergunta: será que é asism tão descabido celebrar o Carnaval de uma forma mais tradicional com os cabeçudos, desfile de escolas primárias com crianças, critica social e tudo mais?; deixando assim o Samba, mulheres com pouca ou nenhuma roupa, para uma altura mais quente como...sei lá... não sei mesmo...talvez...VERÃO?

(fotos retiradas daqui / daqui / daqui)
É que não sei se já repararam mas todos os anos é mesma situação e a mesma reportagem: «Estamos aqui na (inserir nome da cidade/localidade), vamos falar com (inserir nome de uma mulher). Então, está com frio? / Ah não não, vamos dançar muito e isso aquece! / Então e a chuva? / Pois, já não saímos ontem por causa da chuva por isso vamos ver se ela não aparece hoje! / Muito bem, boa sorte! Vamos falar com o Rei do Carnaval, que veio directamente do Brasil, (inserir nome de actor de novela das 9 do Brasil). O que está a achar deste Carnaval tão distinto mas tão Brasileiro? /(Actor com frio, mil e uma camisolas, cachecol e um tanto desconfortável) /Muito bom, sinto-me em casa!» - AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH só me apetece rir!

É que para além de todo o frio, chuva, junta-se aquele estado de espírito do bom Português que falei no post anterior, que só muda lá para a noitinha, quando já não há nem desfiles, nem Reis do Brasil para assistir à alegria que entretanto surgiu, depois de um aquecimento de meio dia a ver senhoras cheias de frio, com fatos/roupa a imitar os brasileiros, com uns quilinhos a mais (totalmente justificados pelo frio Português hahah) e música super baixa, onde ouve-se tudo (desde sapatos no placard do carro de desfile, às conversas entre elas...) menos a música e o pessoal a vibrar.

Para mim o Carnaval foi marcado pelo mais tradicional Português: a antecipação da compra ou na confecção do disfarce de princesa ou bruxa, preparativos, ver as montras das lojas cheias de enfeites carnavalescos, chegada à escola e ver todos mascarados e preparados para o desfile; troca de serpentinas entre os amigos, o desfile em questão debaixo do sol de inverno ou tempo nublado, todos de mãos dadas e pais, avós, parentes  e desconhecidos com sorriso na boca ao ver as crianças a desfilar pela cidade/vila/aldeia, a encher aquele espaço com cor, serpentinas, sorrisos e muitas gargalhadas. O «depois» também é igualmente mágico: todos saem do trabalho, seguem a sua vida normal, vão buscar as crianças à escola e pelo caminho só encontram restos da festa que ali passou, tantos papeizinhos cheios de cor pelo chão, serpentinas e brilhos; chegam à escola e têm o filho/filha/sobrinho/neto todo pintado, com cabelo cheio desses papeis, ...tanto trabalho para as próximas horas, mas tanta alegria que aquela criança transborda! Um dia diferente, sem aulas mas em perfeita comunhão com a sua comunidade, a sua escola, amigos, professores; a lembrança da alegria e dos apertos de mão a desconhecidos durante o desfile, todos a dizerem olá,...porque por mais desconhecido que seja, naquele dia todos estavam alegres, a festejar contigo o Carnaval, com ou sem fantasia!

(foto tirada daqui)
Pronto, positivo e negativo do Carnaval Português: check!

Passemos ao Brasil:
Não tenho muito conhecimento de causa por isso não me vou alongar. Vejo no entanto todos os anos o desfile e confesso que é um espectáculo e tanto!
Minha mãe conta que quando estava no Brasil, ficava a noite toda à frente da televisão a ver o desfile, com os seus irmãos e minha avó. Era um momento leve e contagiante!
É cada escola de Samba mais exuberante que a última, nota-se ali uma entrega e uma alegria sem igual! Meses e meses a fazer cada carro, a preparar cada coreografia, cada música, a cozer cada fato, cada pluma, cada lantejola. Semanas de ginásio em preparação física para os dias de horas a pé, seja a dançar com ou sem salto alto, tudo para estar na mais plena forma e levar a sua comunidade/Escola de Samba ao pódio.
Fico de sorriso na cara sempre que vejo esses desfiles!

(foto tirada daqui)
Mas convenhamos, nem tudo é o que parece.
De um país com tantas dificuldades económicas, custa-me crer como é que conseguem tanto dinheiro para tanto luxo (aparente)! São milhões de reais/dólares, mais o apoio do Governo, ou não se tratasse de um dos momentos altos de turismo do país. Como disse no início, não sei e nem fui pesquisar sobre o assunto, mas tenho noção de como é a vida no Brasil e sei que há muita dificuldade no Ensino, Saúde e Segurança. No entanto há dinheiro para tudo isto, para uns dias de divertimento. Esquece-se sim os problemas por uns dias, mas depois volta-se à rotina, às filas intermináveis no Hospital, à falta de segurança nas ruas, à impossibilidade de pagar X ou Y medicamento porque não há ajuda do estado - falo apenas do básico dos básicos.

Não sei, aqui peço opinião dos meus leitores Brasileiros: o que acham? Estou correcta ou falta aqui muita informação? Não estou a ser irónica de todo, estou MESMO a pedir a vossa opinião. Apesar de ter família aí, nada como o ponto de vista de um Brasileiro de gema, que vive e respira toda esta cultura.

Enfim, como tudo neste mundo - há dois lados da moeda.
Agora vou ali aproveitar o Sol que chegou hoje depois de muita chuva neste últimos dias! 

You Might Also Like

40 Comments

  1. Gostei muito do texto.
    Também não compreendo o porquê de criarem um carnaval cheio de samba numa zona tão fria. É que quando vejo na televisão as pessoas a dançarem naqueles trajes menores, dá-me arrepios. Não é muito mais engraçado ver as crianças mascaradas (tipo eu)?
    Em relação ao Brasil, também não estou bem informada, mas penso sempre que gastam demasiado dinheiro num espetáculo assim... tão grande.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lembro-me de ver uma reportagem qualquer sobre o assunto e que fiquei chocada com o valor. não me lembro qual era mas era muitos milhões. mais choca fico quando sei que aquele país carece em tanto como na Educação, Saude e Segurança. Mas como não tenho dados exactos e nem pesquisei por eles, ficou apenas a ideia no geral!
      hahah e sim, mil vezes aos desfiles de crianças xD

      Eliminar
  2. O Carnaval no Brasil é lindo, cheio de cor, de calor, de samba. Mas só faz sentido aí mesmo: no Brasil! Não consigo gostar de ver sambar cá em Portugal. Dou mais valor aos desfiles populares, aos carros alegóricos que mostram o nosso país, que orgulham o que é nosso. Não há motivos para misturar. Sei que somos países irmãos mas cada um tem a sua identidade. E a verdade é que não se vê imagens do Brasil a festejar um carnaval tipicamente "trapalhão" made in Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha exactamente ;p para quê imitar se temos o nosso e que é tão bonito! :D
      mete-me muita confusão. é que acaba-se por esquecer-se desse lado tradicional em favor de algo que rende e pega no Brasil pelo seu clima e que nunca pegará aqui pelo nosso! xD

      Eliminar
  3. Ahaha, o que eu me ri com a situação da reportagem xD É que é tão verdade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e é verdade mesmo! Todo o santo ano é assim hahaha

      Eliminar
  4. gosto mais do nosso tradicional
    R: é curricular..

    ResponderEliminar
  5. Adoro ver o brasileiro, daqui gostava muito de assistir um dia aos chocalhos. Aqui (Mouriscas, Abrantes) antigamente costumavam roubar a carroças aos velhotes, e alguns burros e metiam tudo no largo aqui ao pé da minha casa, era muito giro.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh pá, são essas pequenas tradições que acho bem mais piada do que tentar imitar carnal de outros países!! :)

      Eliminar
  6. O Carnaval no Brasil deve ser um espectáculo LINDOO de se ver. Mas também já me questionei sobre isso...como é que apesar das dificuldades conseguem fazer um Carnaval com tanta pompa e circunstancia? Talvez por ser do Carnaval mais falado e não quererem acabar com algo que sempre os coloca no topo.

    Um beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro, é tudo uma questão de visibilidade, mas acho que (e muitos brasileiros concordam) seria melhor injectar esses milhões na educação e saúde do que numa só semana :/

      Eliminar
  7. Eu passei meu carnaval lendo rsrs,
    adorei as fotos e a animação
    kisses

    ResponderEliminar
  8. Está aqui a apresentação :)
    http://paularanjeiraa.blogspot.pt/2014/02/6-on-6-project.html

    ResponderEliminar
  9. Adoro os caretos, espero um dia poder ver ao vivo e a cores :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca viste? O Carnaval era agora altura de os veres heheh mas sei que há uma altura no verão que em Viseu há desfile. Pesquisa e vai lá ver ;)

      Eliminar
  10. Eu acho isso ridículo. Nós temos as nossas próprias tradições, para que imitar os outros? Além disso só passa mal imagem do nosso país mas pronto... O problema de muitos portugueses é que valorizam mais o que é estrangeiro do que o que é português...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A coisa é: até se pode imitar, mas desde que seja bem feita hahahaha
      mas realmente isto só demonstra o problema que os Portugueses sempre tiveram: não conseguem valorizar o que é deles :/

      Eliminar
  11. eu odeio o carnaval seja aqui, seja no Brasil seja na China ahah
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Eu adoraria ver o Carnaval de Portugal, deve ser muito mais interessante e deve conter menos putaria do que no Brasil. Estás certa sobre o Brasil! :)
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante, é, mas se fores ver o tradicional como as fotos que coloquei no post :D porque se for para ver os desfiles de samba que aqui fazem, vais dar um aleluia para o Brasil hahaha

      Eliminar
  13. Eu moro no Brasil e apesar de achar o desfile muito bonito não gosto nada de carnaval. Não sabia que em Portugal também se faziam desfiles, eu acho legal quando um país pega emprestado a cultura do outro, mas, como você disse, aí está frio, então não faz muito sentido... Na minha opinião o carnaval deveria ser apenas os desfiles das escolas de samba e não a total amnésia que acontece com grande parte da população... Afinal deveríamos estar mais preocupados em resolver os problemas na saúde (que é um caos), educação e segurança que, neste momento, estão bem ruins. Quando tudo isso estiver 65% bom, aí sim poderíamos relaxar e aproveitar festas como essas... mas essa é minha opinião. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, tal e qual como disse: não há mal nenhum imitar, desde que seja bem feito. O pior é que quando aí é Verão, aqui é Inverno, por isso imagina o frio aqui hahahaha tem locais que neva!!
      Mas realmente quanto ao Brasil, acho um grande desperdicio de dinheiro: entendo que seja para promover também turismo (actividade que traz dinheiro ao Brasil) mas há tantas coisas mais urgentes que precisam desse dinheiro e não têm! :/

      Eliminar
  14. O espírito carnavalesco não me assiste, lamentavelmente. Embora o Carnaval do Rio deva ser uma experiência de vida... Se bem que o de Veneza tem também a sua magia! Digo eu, não sei, que nunca lá fui ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o de Veneza ando super curiosa para ver um dia! Deve ser uma magia só! :D

      Eliminar
  15. Concordo plenamente contigo!! Acho que é por isso que odeio o carnaval aqui...apenas uma (má) imitação do brasileiro =s

    Bom fim de semana!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, pena o tradicional estar a desaparecer e a ser substituido com estas imitações tão mal feitas xD

      Eliminar
  16. Bom fim - de - semana :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Confesso que não curto muito o carnaval dos desfiles das escolas do rio de janeiro, acho bem legal aqueles de rua, com fantasias, estilo carnaval de Olinda, mas cada um tem as preferências, adorei seu blog, beijinhos e já seguindo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sabia o que Carnaval de Olinda mas achei SUPER parecido com os tradicionais portugueses ;P (tem foto neste post) e adorei!! hahaha! Também prefiro eles assim! Obrigada pela visita e follow :D

      Eliminar
  18. É uma festa, para mim, que não dou importância nenhuma :/

    Womens's Stuff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há festa para todos os gostos ;)

      Eliminar
    2. Bom ,primeiramente achei bem interessante algumas colocações referentes ao carnaval brasileiro e o português, acho que cada pais tem sua cultura definada em relação ao carnaval ,digo isso porquê nós brasileiros herdamos muitos aspectos portugueses ( no geral mais do que voçês possam vir a imaginar ),pergunte a sua mãe e ela lhe dirá ou caso possa ,venha aqui , e você poderá constatar .
      segundo ,caso não saiba as agremiações ( escolas de sambas ) tem ao longo do ano em suas sedes atividades culturais ,esportivas , comunitárias e sociais,resultado do investimento feito pelo município ( no caso descrito ESTADO DO RIO DE JANEIRO ,CIDADE DO RIO DE JANEIRO) gerando pela receita do carnaval ,já que em sua totalidade são oriundas de comunidades de baixa renda .
      o investimento feito no carnaval traz uma receita superior á investida nas agremiações ,e gera empregos temporários ,aquecimento do comércio em em vários segmentos ,sem contar que eleva sempre o nome da CIDADE DO RIO DE JANEIRO e do BRASIL.como cidade turística.
      Quanto á problemas socias ,tenho certeza que os temos assim como voçês os tem em menor escala dado as dimensões continetais do BRASIL ,favelas ( bairros de lata ) mendigos ( os pude ver em lisboa ) assaltantes ( tem um aviso no elétrico / bondinho ,que alerta para tomar conta de sua carteira para não ser roubada ,por terras mães também existem e assim vamos prosseguindo .
      fique com deus e tenha esperança sempre em dias melhores..

      Eliminar