36 coisas que aprendi durante e no final da faculdade

16:44

College adviceby abhas1
Com curso tirado, há sempre aqueles pequenos conselhos que deixamos aos próximos que vão embarcar nesta viagem alucinante de «tirar um curso superior».  Eu fiquei pelos 36 conselhos mas se quiserem acrescentar algum ou caso não concordam com um ou outro, é só deixar comentário. Os caloiros agradecem ;)

1 - Compra o máximo de comida congelada possível;

2 - Mas aprende também a cozinhar, sim? Experimenta!

3 - Carrega Save/Guardar de 3 em 3 minutos, em TODOS os teus trabalhos (mete em automático);

4 - Aproveita as horas de atendimento com cada professor e aparece por lá - conheces melhor o professor e ele vê que estás aplicada/o;

5 - Aproveita estes anos para sair e conhecer pessoas da tua área. Connects no futuro são sempre bem-vindos;

6 - Se achas que estás  no curso errado, muda. Muda agora antes que gastes mais dinheiro num curso que não gostas e não te vês a exercer no futuro;

7 - Não tires uma licenciatura em Filosofia ou em matérias do género. Se gostares assim tanto da área, faz depois uma pós-graduação ou mestrado na área, mas nunca uma licenciatura;

8 - Estabelece regras de casa (caso partilhes casa com mais pessoas) logo na primeira semana! Mesmo se forem amigos desde o infantário...ESCREVAM essas regras, confia em mim, sei do que falo. Há sempre confusão por mais 'miguitux forever' que vocês sejam.

9 - Escusas de passar a noite toda a estudar para um exame. Organiza melhor o teu horário e haverá hora para tudo;

10 - Uma agenda ajuda...MUITO! Escrever nos cantinhos das páginas é escusado se fores distraído;

11 - Não te afastes por completo da tua família. Uma chamada por dia ou dois em dois dias, ... não custa nada e os teus pais/família agradece. Eles só querem saber se estás bem!

12 - Aprende o teu limite no que toca ao álcool. Não sejas o «estúpido» da festa. Tens 3/4 anos para aprender isso antes que faças figura triste nos jantares da EMPRESA!

13 - Mas experimenta, com bom senso, experimenta. Estes são os anos para experimentar: faz o que quiseres na cama (ou fora dela); bebe; fuma;...e... não...não injectes (é aqui que entra o bom-senso)!

14 - Nem tudo tem que ir para o Facebook ou Instagram. Controla-te!

15 - Não tens de estar de uma em uma semana a prometer amor eterno aos teus padrinhos de praxe ou aos teus novos amigos de faculdade;

16 - Cerveja tá cara. Compra vodka ou vinho; Faz traçadinho pá!

17 - Prioridades: sempre que te sentires perdido, senta-te, acalma-te e vê bem o que é mais importante;

18 - E se continuas em dúvida sobre alguma coisa, pergunta a ti próprio: Isto vai importar daqui a um ano/futuro?

19 - Sim sim, amas toda a gente (depois de uns copos) e és capaz de encontrar amor eterno por uma cadeira...ou pelo chão. Acontece!

20 - Falhaste em alguma coisa? Uma negativa num exame? Num trabalho? Não conseguiste passar na entrevista de emprego/part-time? Chora à vontade, mas não fiques nesse estado durante muito tempo. Arregaça as mangas e põe mãos à obra.

21 - Tens trabalho para entregar amanhã e ainda nem começaste? Então continua a ler isto, continua continua continua continua... (VAI TRABALHAR CARALH*!!).

22 - Futuro parece distante mas na verdade está à distancia de umas bebedeiras e de uns falhanços. (Sim, eles continuam a acontecer no final da faculdade...mas agora a sério: anos de faculdade passam a correr, trust me!).

23 - Não tens nada que fazer? Certeza? Mesmo??? Pensa lá bem!

24 - Mas agora a sério: se não tiveres, vai organizando o teu currículo e digitaliza certificados. Acredita em mim: poupas muito tempinho e muitas frustrações num futuro BEM PRÓXIMO.

25 - Não, estes não têm ser os melhores anos da tua vida.

26 - Não compres livros (só os essenciais que vais precisar no futuro). Tira fotocópia (Ai é crime? Então não disse nada. Disse disse... não disse nada!...disse.)...ou vai à biblioteca (tens a da escola e a municipal. VAI VAI!)

27 - Não copies trabalhos que encontras na Internet. Podem ter-te safado no passado mas cuidado. Lê, compreende e escreve o que de lá apreendeste. É o melhor que podes fazer e os profs valorizam bem mais quando vêm que foi escrito por ti e que não está demasiado 'científico'.

28 - Não tens de sair todas as noites. Tira umas noites para descansar ou estudar. Não é por uma noite que perdes o melhor da vida. E nem todas as noites que sais tem de ser para a bebedeira. Controla lá isso que há mais coisas para fazer do que beber.

29 - Preenche ao máximo o teu tempo com cursos/cursinhos fora da faculdade. Procura! Exemplo de Coimbra: tens cursos na Cabra (Jornal); na Rádio (RUC) e TvAAC (televisão). Procura dentro da tua área e sempre vais ganhando prática e referências para mais tarde colocar no currículo.

30 - Sim, nem tudo é lindo e vais ter muitas brigas com amigos e namorado/a - faz parte, mas aprende com essas brigas e não cometas o mesmo erro over and over again!

31 -  Praxes: experimenta! Se não gostares, fala com os «Doutores» e eles liberam-te na boa; se gostares, então força nisso! Não há nada de mal ... desde que haja bom senso!

32 - Três pontos (para além de bares e faculdade) que tens de conhecer na tua cidade universitária: monumentos (conhece a cidade onde estás, a sua história); a polícia (vê onde é o posto mais perto - nunca se sabe e olhem que eu já precisei deles uma vez); e feiras/mercado municipal (onde e quando - é onde conseguem comida mais barata e mais saudável).

33 - Vão haver semanas onde tens 5 frequências exames e se calhar, duas delas num dia: eh pá, isto não é o Básico. Habitua-te ao trabalho! Quanto mais tempo perderes a queixar, menos tempo tens para estudar.

34 - e no final vais ver, a bebedeira até sabe melhor...quer dizer...a festa...com amigos...numa casa...festa calma...com sumo/suco. Claro...

35 - Uma caixa (ou mais): guarda tudo. Mais tarde vais querer pegar nesses bilhetes de concertos/shows; fotografias e tudo mais e ...recordar! :)

36 - Mantém contacto com os teus colegas e professores via redes sociais. Mesmo no final do curso.

You Might Also Like

39 Comments

  1. Respostas
    1. Obrigada :) se tiveres mais algum, estás à vontade de acrescentar!

      Eliminar
  2. Ahahah, caloiros isto é 100% verdade!
    Revejo-me nas tuas palavras :D
    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se tiveres mais algum a acrescentar, estás à vontade hahah ;P eu tinha uma lista enorme de mais de cem mas perdi hahhaah só escrevi aqui as que me lembrei xD Beijinho!

      Eliminar
  3. Ahahah adorei este post. Concordo com tudo, todos os que entraram agora na faculdade deviam de ler... eu vou mostrar à minha irmã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o post chegou um pouco tarde para quem entrou este ano, mas por cá fica e sempre vão a tempo de prevenir muitos erros ao ler isto hahahaha mostra mostra ;P

      e obrigada pelo comentário! ah e estás à vontade de acrescentar mais algum!

      Eliminar
  4. R: e a comichão? acho que não é normal. Só acontece isso a mim cá em casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mmmm, comichão já é outra coisa. mas espirros não é um sintoma de alergia, pelo menos não é um dos principais e que faz todo o diagnostico de uma alergia ;)

      Eliminar
  5. ahah adorei.. sim já passei por algumas delas :P agora as da bebedeiras sou mais daquelas que ve as figuras dos outros que passado 4 anos não aprenderam

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. tira notas e previne futuros desastres ;p hahahaha

      Eliminar
  7. Fico aliviada por esses não terem de ser os melhores anos da minha vida porque não ando nem andei na faculdade . . . XD

    Aww alguém que conheça Miles Kane ! Devias ter ido então ! O concerto do Porto foi Brutal ! Até ouve uma mocinha (a que estava mesmo ao meu ladinho) ela estava a filmar e ele foi lá ter com ela pega na camara e começa ele a filmar ! Super simpático , deu tudo , palhetas , set list , até a cerveja que estava a beber , muahahah ! :D (só a mim é que não me calhou nada . Mas vá , tive direito a um cruzar de olhos e um sorrizinho ! XD)

    Voltando ao teu post , com a Vodka convenceste - me , vou seguir - te também que pareces ser muito cool ! XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mito. é daquelas frases que tomas como verdadeiras e depois acabas por fazer tudo por tudo para serem os melhores anos da tua vida. se te disser: os melhores anos da tua vida vão ser os anos da reforma...e se isto for repetido por milhões, tu vais-te convencer disso e vais olhar para a reforma cmo a melhor altura da tua vida. entendes? ;p

      eh páaaaaa, não me digas coisas dessas que arruínas com o meu coração. eu era para ir a a esse concerto com o meu namorado e não consegui bilhete a tempo :( raio páaaaa

      viva à vodka então :D volta sempre que tbm pareces ser muito boa pessoa pá :D beijinho!*

      Eliminar
  8. Os tempos de faculdade sao mesmo uma das melhores fases que se tem na vida, por isso tem de ser vivida ao máximo :) os meus foram loucos e bons anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha que os meus não foram hahaha mas é aquela cena: olha-se sempre para esses anos com alguma nostalgia :) voltava atras? voltava pois! mas fazia tudo tão diferente..ai ai! hahhaha

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Obrigado ;) se quiseres acrescentar algum, estás à vontade!

      Eliminar
  10. ahaha eu concordo em tudo mesmo, há pontos como o 4,5,10,23 e 33 que só aprendi no segundo ano da faculdade, se tivesse lido esta lista antes já estava +- precavida xDD
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sempre fica a dica para os que vao entrar ou estão agora a começar a jornada XD beijinho

      Eliminar
  11. Não daria conselhos melhores =D

    Boa semana :))

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. concordo com todos os teus conselhos, excepto com um, o nº7: estou no último ano da licenciatura em Sociologia e como tal, à semelhança do pessoal de Filosofia, artes e etc, passo a vida a ouvir dizer "para que é que isso serve?", "ah e quando acabar?", "não há trabalho para gente desse curso". Na verdade, é certo. O que raio vai fazer um Filósofo? ou um Sociólogo quando os há por aí aos pontapés? Já para não falar dos artistas...
    bem, tive um professor que nos disse que o objetivo da faculdade não é preparar-nos para o mercado de trabalho...é preparar-nos para o mundo. E nisso, não há cursos que o façam melhor que os das humanidades (e os das artes) que nos dão visão, traquejo, que nos abrem a mente e nos permitem pensar fora da caixa. Podem não nos abrir as portas de imediato para a vida profissional, é certo, mas dão-nos uma polivalência surpreendente que nos permite encarar desafios direntes que talvez um curso mais específico não consegue... mas bom, esta é a minha opinião pessoal e acredito que muita gente não o defenda, já que uma mente aberta e uma capacidade de ver além das fachadas não nos põe o pão na mesa, não é? xD De qualquer das formas, achei que devia expôr o meu ponto de vista... de resto concordo inteiramente! Não têm de ser necessariamente os melhores anos da nossa vida, mas a verdade é que são muito marcantes e ajudam a que possamos descobrir-nos a nós mesmos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fizeste muito bem em expor o teu caso! Eu propria era para tirar o curso de sociologia, por isso sei bem do que falas. Pensei então em seguir Comunicação Social a pensar que tinha mais oportunidades e minha cara, estamos todos no abismo. Imagino como será a tua chegada ao mercado do trabalho, porque tal como disseste, mente aberta não paga contas da casa.
      Concordo contigo no ponto das humanidades e tudo mais, e sociologia nem está muito no grupo de cursos que falei em cima, porque os sociologos ainda têm e felizmente, muita utilidade, apesar da dificil busca de emprego que acontece a qualquer um na area das humanidades.
      agora, filosofia é diferente, acredito que não passam três anos a discutir «quem sou eu» «quem és tu» e tudo mais...têm a sua utilidade também, é certo, mas como recém licenciada que passa os dias em sites de emprego, posso dizer que não vi NEM UM anuncio a pedir por um licenciado em filosofia. É algo tão abstracto que ninguém pede por um. Dai ter dito que não devem tirar um curso em tal,...talvez uma pós-graduação ligada à licenciatura, mas NUNCA uma licenciatura. A não ser que faças um trabalho do caralh* e fiques famoso e tudo mais... (exemplo: livros).. e para isso é preciso dinheiro.

      enfim, já me perdi aqui um bocado mas acho que dá para entender!
      Força no curso páaa! :D
      Beijinho

      Eliminar
  13. Venho divulgar o passatempo que está a decorrer no meu blog, se quiseres participar: MEGA GIVEAWAY

    obrigada :)

    ResponderEliminar
  14. Parecem-me ser muito boas dicas! :)
    Adorei o teu blog, e muito obrigada pelo comentário e por seguires :D
    R: Eu demorei algum tempo a chegar à minha cor de cabelo actual porque nunca descolorei o cabelo. Embora danifique muito mais, com a descoloração é bastante mais rápido. Espero ter ajudado ;)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada e obrigada :)
      ah obrigada! é que curti mesmo a cor do teu cabelo e já ando há anos a tentar ver se pinto da mesma cor ou algo parecido

      Eliminar
  15. Excelentes dicas! Devia ter lido este post antes de entrar na universidade porque acabei por perceber muitas dessas coisas por erros que cometi! Mas, pelo menos, aprendi :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aprende-se com os erros hahaha nada mau ;p também eu aprendi assim hahaha Beijinho

      Eliminar
  16. Aiiiii que saudades. Revi-me em tanta coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. acredito hahaha também já ando cheia de saudades ;P

      Eliminar